CÚRCUMA
A Cúrcuma longa é uma planta herbácea perene, rizomatosa, nativa da Ásia.
É rica em moléculas bioativas com inúmeras propriedades terapêuticas anti-inflamatórias, gastroprotetoras, hepatoprotetoras e anticancerígenas, atribuídas principalmente aos curcuminoides presentes no rizoma.
Usada medicinalmente por quase 4.000 anos em comunidades asiáticas, a curcumina é o principal componente dos extratos de açafrão, possui atividade antioxidante comparável à das vitaminas C e E.
Farmacocinética
A Curcumina é extremamente hidrofóbica e, portanto, apenas parcialmente absorvida pela mucosa gastrointestinal. Apresenta meia-vida muito curta, o que determina a baixa biodisponibilidade deste composto.
A associação de Curcumina com LipiSperse (marca registrada Hydrocurc) criou um complexo dispersível em água fria (cold water dispersible CWD), visando aumentar a biodisponibilidade e a funcionalidade dos ativos lipofílicos.
As forças repulsivas entre as partículas impedem a aglomeração ou agregação, permitindo que os pós-CWD dispersem as partículas adequadamente.
O complexo Curcumina-CWD LipiSperse promove concentração plasmática total de curcuminoides três vezes maior em relação ao produto padrão de curcumina.
Farmacodinâmica
A Curcumina mantém a homeostase do sistema inflamatório, aumenta a eliminação de agregados tóxicos do cérebro, elimina os radicais livres, quela o ferro e induz elementos da resposta antioxidante.
Várias vias relacionadas à sinalização celular são alvo da Curcumina, ela atua na regulação do estresse oxidativo, no funcionamento mitocondrial, vários efeitos anti-inflamatórios e atravessa facilmente a barreira hematoencefálica.